Aliança Francesa promove 11º Festival da Canção Francesa

Evento já tradicional na Capital gaúcha acontece em 20 de outubro no Salão de Atos da UFRGS

No sábado, 20 de outubro, às 20h, a Aliança Francesa de Porto Alegre realiza a 11ª edição do Festival da Canção Francesa. O evento acontecerá no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. A entrada é franca, por ordem de chegada, com doação de 1 quilo de alimento não perecível. As portas serão abertas às 19h.

O espetáculo é composto pela apresentação de dez candidatos gaúchos que interpretarão sucessos da canção francesa e francófona. O grande prêmio da noite para o primeiro colocado é uma viagem a Paris, além de uma vaga na final nacional, que acontecerá no dia 7 de novembro, em São Paulo. Os selecionados em 2018 são André Flores, Anna Paz, Camila Orsatto, Elisa Lima, Jess Rose, João Fogliatto, Maria Claudia, Nina Rouge, Philipe Philippsen e Taísi Cunha.   

O objetivo do Festival da Canção Francesa é revelar novos talentos e promover a democratização do acesso à cultura. O evento, já tradicional na Capital gaúcha, a cada ano reúne mais apreciadores da música e cultura francófonas. O evento simboliza a missão das Alianças Francesas de promover a língua francesa e realizar a difusão cultural, sempre promovendo o intercâmbio entre a França e o Rio Grande do Sul.

Repertório

Do clássico ao contemporâneo, o repertório dos candidatos de 2018 agrada a todos os gostos e públicos. Rock, pop e clássicos compõem a programação, com músicas interpretadas por artistas como Édith Piaf, Cœur de Pirate, Joyce Jonathan, Ben l’Oncle Soul e Zaz, entre outros.

A banda que vai preparar os candidatos nos ensaios e acompanhá-los no dia da final é composta pelo diretor artístico do Festival Otávio Moura (bateria), Bruno Vargas (baixo), Claudinho Fuhrmann (guitarra), Jackson Spindler (piano) e Angelo Primon (violão). No show do intervalo, enquanto os jurados fazem as deliberações, o espetáculo fica por conta da Petit Poá, banda da vencedora da Final Nacional de 2017, Kézia Borges. A gaúcha venceu a etapa nacional do Festival interpretando a canção Padam Padam, de Édith Piaf.

 

Vencedores do Festival

O Festival da Canção Francesa começou em Porto Alegre em 2008 e, devido ao grande sucesso, tomou dimensões nacionais. Os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2013), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015), Ricardo Seffner (2016) e Melina Vaz (2017). Hevelyn Costa e Kézia Borges, que ficaram com a segunda colocação nas finais regionais de 2012 e 2017, respectivamente, foram vencedoras nas etapas nacionais do Festival nestes anos.

 

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Francesa é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, coprodução do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, RBS TV, 102.3 FM, Estúdio Musitek, Pubblicato, Audio Porto, Chandon, La Croissanterie e Fouet Gastronomia.


11º FESTIVAL DA CANÇÃO FRANCESA
Sábado, 20 de outubro de 2018, às 20h
Salão de Atos da UFRGS: Av. Paulo Gama, 110 - Bom Fim, Porto Alegre
Entrada franca, por ordem de chegada, com doação de 1 quilo de alimento não perecível.

 

 

Créditos da foto: Fábio Alt| Cenário: Audio Porto