Abertas as inscrições para o Festival da Canção Francesa 2018

Na décima primeira edição, evento promovido pela Aliança Francesa de Porto Alegre recebe inscrições até 29 de agosto

O Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre chega a sua 11ª edição. As inscrições foram prorrogadas até 6 de setembro de 2018. O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, que falem ou não francês. Para participar, não é necessário falar francês, basta caprichar na interpretação e na pronúncia. A etapa regional de Porto Alegre acontecerá no Salão de Atos da UFRGS no dia 20 de outubro. O vencedor ganhará uma viagem a Paris,  quatro horas de gravação da canção vencedora no estúdio Audio Porto e um ano de curso de francês na Aliança Francesa, além da participação na final nacional, em novembro de 2018, em São Paulo.  

Para participar, leia atentamente o REGULAMENTO e preencha corretamente a FICHA DE INSCRIÇÃO 

Os candidatos poderão escolher qualquer título da música francesa, incluindo repertório francófono. O dossiê de inscrição deverá enviado por email para festival@afpoa.com.br até a nova data limite, 6 de setembro de 2018.  

Ateção! Os documentos que devem ser enviados no ato da inscrição são:

  • Ficha de inscrição preenchida de forma legível e assinada pelo candidato;
  • Cópia de documento de identificação que contenha foto recente do candidato;
  • Canção escolhida, gravada em formato digital de áudio (como mp3, wav...), e com a referência da tonalidade escolhida;
  • Cifra da música escolhida;

O Festival da Canção Francesa procura revelar novos talentos e divulgar as diversas facetas da canção francesa, valorizando a sua diversidade. Além da França, existem 56 países onde se fala francês.

 

O Festival

Criado em Porto Alegre em 2008, o evento tornou-se uma referência em música contemporânea francesa e adquiriu dimensão nacional. No último ano, a vencedora da etapa de Porto Alegre foi a cantora Melina Vaz. A artista interpretou a canção Dans ma rue, de Jacques Datin, interpretada por Édith Piaf e Zaz, entre outros músicos.

Em 2017, para comemorar os 10 anos de Festival, a Final Nacional também aconteceu na capital gaúcha. As vencedoras foram Kézia Borges (2º lugar na Final Regional do RS), Larissa França (RJ) e Melina Vaz.

Na fanpage da Aliança Francesa no Facebook (www.facebook.com/afportoalegre) é possível descobrir a cada semana o melhor da música francesa e informações exclusivas, como biografias de artistas, letras de músicas e muito mais.

 

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Francesa é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, coprodução do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS e apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, Estúdio Musitek, Pubblicato, Audio Porto, Chandon e La Croissanterie.