10° Festival da Canção Francesa acontece em outubro na capital gaúcha

Criado em Porto Alegre em 2008, evento tornou-se referência em música contemporânea francesa. Final nacional também acontece na capital gaúcha em novembro.

O Festival da Canção Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre chega a sua 10ª edição.  O concurso é gratuito e aberto a cantores amadores e profissionais, que falem ou não francês. Não é preciso desistir se não dominar o idioma: o essencial é caprichar na interpretação e na pronúncia. O vencedor da etapa de Porto Alegre, que acontecerá no Salão de Atos da UFRGS no dia 27 de outubro, ganhará uma viagem a Paris, além da participação na final nacional, em 25 de novembro de 2017, também na capital gaúcha. O segundo lugar na etapa regional também participa da final nacional.

O Festival da Canção Francesa procura revelar novos talentos e divulgar as diversas facetas da canção francesa, valorizando a sua diversidade. Além da França, existem 56 países onde se fala francês.

Os selecionados para a edição 2017 são:

- Ágata Letícia Dias da Silva da Cunha 
- Ângela Angel 
- Bruna Paulin 
- Bruno Cardoso
- Cris Corrêa
- Débora Neto 
- Etiana Wiedmann 
- Jean Melgar
- Kézia Borges
- Melina Vaz

Félicitations ! 

Premiação 

 1º lugar:

- 01 (uma) passagem para Paris saindo de Porto Alegre, em baixa temporada (entre meses de novembro de 2017 e março de 2018), com 06 (seis) noites de hotel. Café da manhã incluído. Não inclui alimentação, traslados, passeios e taxas de embarque. OBS: Os bilhetes aéreos deverão ser emitidos antes de 31 de dezembro de 2017. 

- 2 (dois) semestres regulares de curso de francês na AFPOA Moinhos OU AFPOA Zona Sul. Não inclui material didático e taxa de matrícula.

- Participação na Final Nacional em Porto Alegre.

 

2º lugar:

- 2 (dois) semestres regulares de curso de francês na AFPOA Moinhos OU AFPOA Zona Sul. Não inclui material didático e taxa de matrícula.

- Visita privada à adega da Chandon, com degustação da linha de produtos por um enólogo da casa; jantar harmonizado com os espumantes da Chandon na Hostaria Casacurta na cidade de Garibaldi; 01 (uma) pernoite no hotel Casacurta, na cidade de Garibaldi, para o segundo colocado e 01 (um) acompanhante.

OBS: Data sujeita à disponibilidade, reservas não permitidas em período de feriados. Prêmio com validade até 31 de dezembro de 2017.

- Participação na Final Nacional em Porto Alegre.

 

3º lugar:

- Café da manhã para o terceiro colocado e 01 (um) acompanhante no Café e Boulangerie Alban Rossollin, em Porto Alegre. OBS: Prêmio com validade até 31 de dezembro de 2017.

O Festival

O Festival da Canção Francesa começou em Porto Alegre em 2008 e, devido ao grande sucesso, tomou dimensões nacionais. Os vencedores foram Richard Emunds (2008), Tássia Minuzzo (2009), Luana Pacheco (2010), Augusto Darde (2011), Valeria Houston (2012), Philipe Philippsen (2012), Marcelo Astiazara (2014), Daniel Debiagi (2015) e Ricardo Seffner (2016). Hevelyn Costa, segundo lugar na final regional em 2012, foi a vencedora na etapa nacional do Festival. 

Na última edição, em 2016, Ricardo Seffner venceu a etapa Porto Alegre interpretando a canção Je m’voyais déjà, de Charles Aznavour, e representou o Rio Grande do Sul na final nacional, no Rio de Janeiro.

Em sua etapa regional de Porto Alegre, o Festival da Canção Francesa é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre, com o patrocínio da Timac Agro, o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, coprodução da Difusão Cultural - UFRGS, e apoio da Biarritz TurismoEstúdio MusitekChandon Brasil e Alban Rossollin Café e Boulangerie.